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Como aproveitar palestras e fóruns

Ao participar de uma palestra, você tem uma oportunidade única de se beneficiar com experiências e anos de estudos das melhores mentes da área de vendas e empresarial. Porém, são poucos os que realmente se beneficiam do conteúdo. A maioria, por falta de método, se perde ao tentar anotar cada linha do discurso. Outros, ao contrário, não anotam nada, confiando em uma memória que costuma nos deixar na mão. Siga estes passos para aproveitar melhor o que as palestras e fóruns têm a oferecer. 

1 – Concentre-se no que é importante
Procure anotar apenas as idéias básicas de cada palestrante. Elas servirão para formar um roteiro na sua mente e ajudá-lo a lembrar de tudo com mais facilidade. Anote, de preferência, conceitos e números, pois esses são esquecidos mais facilmente. Histórias, exemplos e anedotas tendem a ser recordadas, então, não se preocupe com elas. 

2 – Não se preocupe em usar os conteúdos durante a palestra
Apenas anote, de uma maneira que faça sentido para você. Ainda não é hora de imaginar como você usará cada conceito e idéia, de tentar encaixar cada palavra no dia-a-dia de sua empresa. Você fará isso depois, mas por enquanto, só anote. 

3 – Evite ser influenciado
Existem casos em que o palestrante cita um fato de uma maneira estranha, e pronto. Na saída, alguém diz que ele falou mal da cidade ou dos vendedores. É o que basta para a opinião negativa se alastrar por toda a assistência. Daí para as pessoas dizerem que a palestra foi uma droga e que o cara só falou mal da cidade é um pulo. E nessa, perde-se tudo de bom que aquele palestrante disse. Foque no que você sentiu e anotou da palestra, não na opinião do resto da assistência. 

4 – Organize seus pensamentos
Depois que você sair da palestra, procure um canto tranqüilo, sozinho ou em companhia de colegas de empresa. Passe os olhos sobre os conceitos principais da palestra e complemente com dados e palavras ainda frescas em sua cabeça. A seguir, anote, em linhas gerais, idéias para você aproveitar em sua empresa. Quanto mais idéias você gerar, melhor. Nesse ponto, deixe fluir suas memórias e criatividade. Mesmo que você saiba que determinada ação, por um motivo ou outro, não irá se realizar. Não se restrinja. 

5 – Estabeleça um plano de ação

Agora sim. Essa fase pode ser feita na empresa ou em casa, em um fim de semana tranqüilo. Pegue as idéias geradas no evento, verifique quais são as melhores e as que podem gerar mais vendas e estabeleça um plano de ação para elas. Não tente colocar em ação 15, 20 idéias de uma vez. Foque em poucas e defina para cada uma: 
- Quem será responsável pelo quê. 
- Que custos ela envolve, tanto de dinheiro como de tempo e de recursos. 
- Quando será implantada. 
- Quantos participarão da idéia. 
- Como medirá o sucesso dela (aumento de vendas? Menos visitas por vendas? O quê?). 
- Quando será feita a primeira medição.



Esse blog existe como ferramenta para divulgação do meu trabalho de consultoria, treinamentos empresariais e palestras. Os programas que desenvolvo se baseiam em técnicas comportamentais visando provocar insights na maneira de pensar e agir dos participantes, despertando não apenas o saber fazer, mas principalmente, o querer fazer.

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